Este tipo de digestão já acarreta que o ser vivo possua um sistema digestivo completo, ou seja, que tenha duas aberturas, uma para a entrada de substâncias (boca) e outra para a saída (ânus). Este sistema traz muitas vantagens:
- Sentido unidirecional;
- pHs, enzimas e orgãos específicos;
- Processo mais eficaz;
- Permite maior diversidade na alimentação.
Aqui falarei de um invertebrado, a minhoca, mas, mais a frente, falarei de um dos mais complexos -> o vertebrado, Homem.
Gostei muito deste esquema, por isso vou explicar através dele:
Os músculos da parede da faringe contraem e, através da sucção, o alimento passa para a boca, esófago e é armazenado no papo. Passa, mais tarde, para a moela, onde é triturado, devido à contração das duas paredes. Por fim, o intestino, onde atuam as enzimas e os nutrientes são absorvidos. A minhoca possui uma prega dorsal, que aumenta a superfícies de absorção, a tiflosole. Os produtos excretados saem pelo ânus.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxiyPpid3JTWGQhyE7qt4lDDDsZATWP9wfljBpITdRMdLlm0FXjrjBUhyphenhypheno3IYr3ChjQ0I3Mu6jLZ1mIu1cbQommZcEVHXG8EVM2ODn2Cl7JvVdQV1vgYrTk82OdzvxnOm8C254_koxBEQ/s1600/sistema+digestivo+da+minhoca.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário