Universo: Tudo o que existe, dentro e fora da Terra, é imensamente grande e também o podemos chamar de Cosmos.

sábado, 30 de maio de 2015

Reflexão do 3º período - Final do secundário

Chegou o tempo... Esta é a tal, a última reflexão. Desta vez não há volta atrás, é mesmo o fim do ensino escolar e, por isso, o fim necessário deste portefólio. E escrevo isto sem tristeza, pois embora seja um final de um ciclo, outro novo e entusiasmante se aproxima, a um ritmo cada vez mais veloz: a universidade.

Mas o facto de não existir tristeza nas palavras que enunciei, não significa que não terei saudades de palavras... e gestos, e atividades, e desafios, e testes... e de tudo. Focando-me mais nesta disciplina, a qual o portefólio acompanhou desde os tempos das Ciências Naturais, que já me parecem tão longínquos, Biologia e Geologia e, agora mais recentemente, apenas Biologia, há memórias que não esqueço, e que espero que, se um dia se perderem, eu as possa recuperar, voltando a este texto:


  • A primeira vez na sala 22: uma sala de Ciências, repleta de rochas, minerais, trabalhos de alunos, da professora, uma sala colorida, que me fascinou desde o início;
  • O início do meu portefólio: no início custou um bocadinho, não estava habituada, mas agora só me queixo mesmo é de falta de tempo para o atualizar com mais frequência;
  • O trabalho sobre o ciclo da água: um projeto enorme que fiz com mais colegas, e que agora tem a honra de estar numa das paredes da sala 22;
  • A dissecação de um coração: esta fica para a história, nunca mais estarei tão perto de um coração (espero eu!)... Mas valeu a pena passar pela experiência;
  • As atividades no laboratório, com ovos: fizemos todas e mais algumas experiências com osmose e ovos, algumas ficaram para a posterioridade, como o ovo nu colorido;
  • A feira de Ciência: em Sintra, levar a nossa escola e atividades a turistas, foi bastante educativo e divertido;
  • A visita ao Parque Biológico de Gaia: um parque maravilhoso, onde nos perdemos nas horas, mas passámos muito bons momentos com a natureza;
  • A palestra de Paleontologia: em que a professora fez a pergunta sobre os dinossauros que tanto nos assombrava, mas ninguém tinha coragem para fazer;
  • O exame de Biologia e Geologia: um exame é sempre um momento de stress, mas estava bem preparada e tive uma nota que me deixou bastante satisfeita;
  • A participação no World Biotech Tour: agora sou embaixadora da biotecnologia, já tive imensas oportunidades que nunca teria tido se não o fosse, e, desde o início, que tenho todo o apoio da minha professora, o que ajuda muito;
  • O fim: daqui a uma semana (menos, até) termino as aulas de Biologia, terei a minha última aula com a única professora que me acompanha há seis anos. 

Quanto mais escrevo, mais me apercebo da realidade, de que é verdade, o tempo passa mais depressa do que parece e, muito em breve, iniciarei uma nova fase da minha vida. Por agora ainda tenho os exames para me manter ocupada por isso sei que só darei por tudo o que agora termina depois de os ter realizado.

Tenho pena que o portefólio acabe aqui: sei que, se tivesse tido mais tempo ele estaria diferente, talvez mais completo e variado, mas faz sentido que ele se encerre ao mesmo tempo que termina esta fase da minha vida.

Desejo a todos muito boa sorte nos exames e na nova etapa que se avizinha!

Imagem retirada daqui: http://www.nzbio.org.nz/cms/wp-content/uploads/2014/09/bigstock-Scientist-holding-and-examinin-43863778-1.jpg


Sem comentários: