Universo: Tudo o que existe, dentro e fora da Terra, é imensamente grande e também o podemos chamar de Cosmos.

terça-feira, 10 de março de 2015

Reflexão do 2º período

Este portefólio já me acompanha há quase 5 anos. Tem acompanhado o meu crescimento, passando, por isso, por diversas fases:

  • A fase do desconhecido em que, enquanto me ambientava a um novo ciclo, e a um novo leque de professores, colegas e responsabilidade me aventurava a conhecer o «blogger» e dava, aqui, os meus primeiros passos;
  • A fase da exploração, a meio do 3º ciclo, em que o tempo livre era muito, e podia dedicar bastante tempo a procurar a imagem/ vídeo perfeito, a criar os meus desenhos e os meus esquemas;
  • A fase da estabilização, no 9º ano: já sei como funciona o ciclo, já sei como funciona o «bogger» e como eu trabalho em ambos, fazer um post torna-se um processo mecânico, experiente e fácil;
  • A fase da expansão, o entrar no ensino secundário, aperceber-me do mundo científico que existe fora da escola, a procura de informação às fontes da mesma, a tentativa de sistematizar, tornar mais simples conceitos que ia descobrindo;
  • A fase sistemática, da falta de tempo, principalmente 11º ano, que me obrigava a exceder-me na organização para manter o portefólio atualizado;
  • A fase do esquecimento, 12º ano, em que o deixar de ser obrigatório, me levou a negligenciar esta ferramenta.
Se por um lado um portefólio exige muito trabalho, por outro não podia estar mais orgulhosa da forma como ele está, das imperfeições do início, das ideias desenvolvidas, da facilidade com que agora me expresso através dele. Foi, por isso, com grande alegria que ouvi a minha professora a aplicar a obrigatoriedade dele outra vez, felicidade porque assim sou obrigada a continuá-lo, algo que queria muito fazer, mas que, por preferir dedicar-me a outras atividades, acabei por deixar de lado durante o 1º período.

Neste período não posso deixar de afirmar que foi tudo feito com alguma pressa, infelizmente devido à falta de tempo relacionada com as várias atividades que desenvolvi durante este período paralelamente à escola. Mesmo assim, espero ter conseguido incluir tudo o que demos de uma forma interativa e interessante.

A unidade deste período, a genética, foi das unidades mais interessantes que já estudei. Talvez por estar muito em voga, ou apenas porque tem tanto a ver connosco, a possibilidade de poder manipular o DNA afigura-se-me muito entusiasmante.

Resta-me desejar umas boas férias a todos e... até ao próximo período!

Imagem: http://www.npr.org/


Sem comentários: