Universo: Tudo o que existe, dentro e fora da Terra, é imensamente grande e também o podemos chamar de Cosmos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Reflexão - 1º Período

Antes de começar queria explicar um pequeno pormenor:

"-Não era suposto existir uma reflexão de 1º período."

E vocês perguntam, exclamam:
"-Mas, porquê?! Não gostaste, não queres escrever?"

E eu respondo:
"-Claro que não :) Adorei, e nunca deixaria de escrever por qualquer motivo."

E vocês retomam:
"-Então porque não deveria existir esta reflexão?"

E aí, dou, talvez, uma das maiores respostas/ reflexões que já dei:
"-Porque não era suposto isto acontecer.

   Não era suposto estar aqui, ou isto ser feito. Era suposto eu ter ido para outra escola, ter novos professores, novos colegas e novas formas de trabalhar. Muito provavelmente não teria de fazer um portfolio de Biologia e Geologia e por isso, muito provavelmente não teria de escrever uma reflexão sobre o 1º período de 10º ano do blog.

   Mas, é aqui que se percebe como o "muito provavelmente" pode estar "muito enganado", ou então não, nós é que interpretamos "muito provavelmente" como "impossível de acontecer outra coisa". Mas, não é.

   Na verdade, eu fiquei na mesma escola, pois foram criadas condições para tal, mantive muitos dos meus antigos stores, muitos dos meus antigos colegas e muitos dos antigos métodos de trabalho, mais ou menos adaptados à realidade do Secundário. Manteve-se, por isso, o portefólio, o que, por consequente, pede uma reflexão de 1º período.

   E por isso estou aqui, a fazê-la"


   Mas, além da resposta, a qual é o início da reflexão, continuo a mesma, a qual também acredito ser a maior de sempre deste portefólio, visto que engloba a transição para o Secundário (o qual escrevo sempre com maiúscula  para demonstrar o meu respeito).


   Como já escrevi anteriormente, quando entrei no Secundário, tal como aconteceu sempre que mudei de ciclo, tive medo: medo de não conseguir continuar a ter as mesmas notas, sendo que a escala e o trabalho é diferente, muito mais rigorosa. 


Mas, aos poucos me apercebi que, deixar de ter o mesmo aproveitamento ou notas seria impossível, pois isso significaria que deixaria de ser eu mesma. 


Não interpretem mal (e desculpem se devia de deixar de usar o tu e passar a usar o você, já que estou no Secundário, mas isso é algo que não estou pronta para mudar) mas, o que eu quero dizer não é que as minhas notas vão ser sempre elevadíssimas e ponto final. 

Não. O que eu quero dizer é que, se continuar a fazer o trabalho que sempre fiz, adaptando-o ao ritmo do Secundário, irei com certeza conseguir os melhores resultados possíveis, de acordo com aquilo que eu era e que eu sou. E assim que eu me apercebi disso deixei de ter medo.

   Durante este 1º período descobri como é estar no Secundário e, sinceramente adorei: é preciso muito mais trabalho, é verdade, mas poder focar-me mais nas disciplinas que realmente gosto, passar muito mais rapidamente por diferentes matérias e poder fazer atividades diferentes conquistou-me definitivamente. Espero continuar a adorar.

   Quanto ao portefólio, a minha opinião talvez tenha sido a única coisa que se manteve: acho que é ótimo para nós e para os outros, mas continuo com pouco tempo para o atualizar regularmente, o que faz com que tenha de atualizar muita matéria de uma vez o que eu não gosto, mas como tem de ser feito, faço.

Ainda sobre o portefólio: alterei a imagem "de capa", tornando-a mais minha, tentando colocar todos os desenhos meus que pude, mas sei que me vou fartar dela depressa e que, quando mudar, vai ser para algo melhor.


Espero não ser demasiado cedo, mas desejo a todos:

Feliz Natal (para quem celebra :) ) e Boas Festas!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDNQme4_zLdjNgoldF5uTbgB2Fr6krnS9ldgycuRGuR9lG0yLwTSJSsk4JJfxZ08njaSQzg9WnAeHQyfE0Qim_QPuU3xNf1DbksRApQyUrFI4RhY2bRchR0JOaVpYc6KNBrNa_7gmq4D0/s400/MerryChristmas.png


http://4.bp.blogspot.com/-P4QkEOGYYZs/TcbPYO4A-pI/AAAAAAAAAPc/VVmQXijuAwo/s1600/Interrogation_by_Bowman_Hath.jpg
http://comoganharmais.com/wp-content/uploads/2012/01/Medo-Ou-Ansiedade-Informa%C3%A7%C3%B5es.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1wPkCbsfC3HZ8df-sbnP0peYSg3zA5EVT_7OW8s_2UFOp4vFQKLiR_hUvKU6fdeCiq4wnEY_00F1fSfvJdZMJbFTj0AQf31iXVNVnjm0-YouhY5n2FJnoFAz2WEPQZsybWz-KC8w9yBlW/s1600/alegria%255B1%255D.jpg
http://www.educationthroughleadership.com/wp-content/uploads/2012/03/ETL-achieve2-111.jpg

3 comentários:

Patrícia Lyra disse...

Grande reflexão! De um certo modo identifico-me com o que tu acabas-te de dizer! (: E admiro a tua determinação quanto às notas! Espero que isso também se aplique comigo, pelo menos é o que tenho andado a tentar!
Boas Festas também para "toi" (:

Unknown disse...

Obrigada, sabes, às vezes, o melhor é não te preocupares demais. Parece estranho, mas, nas autoavaliações será a 1ª vez que vou pegar na calculadora e fazer a minha média. Isso porque eu sabia que, se o fizesse várias vezes, ia ficar obcecada com uma nota e aí ia ficar com o dobro dos nervos.

Tens de confiar em ti, só isso... E estudar claro, mas isso tu já fazes :)

Ondina E.S. disse...

olá minha querida aluna! Olha que não sei se terias de fazer portefólio se fosses para outra escola...depende da escola, olha que há muitas que o fazem! Eu acredito mesmo, que a feitura do portefólio é realmente, no futuro, o que te prende às temáticas que deste em tempo e que vais esquecendo à medida que avanças! É tão bom, viver de novo, os tempos que passaste, registo fica e desta forma, permanecerá para sempre na Blogosfera o teu trabalho de tantos anos! É só releres que te lembrarás!!!!