Universo: Tudo o que existe, dentro e fora da Terra, é imensamente grande e também o podemos chamar de Cosmos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O coração

Todos os que me conhecem sabem que o sangue (e tudo o que esteja relacionado) me faz uma certa confusão. OK: uma GRANDE confusão. Confusão no sentido que me faz querer sair dali e só parar quando estiver suficientemente longe para parar de imaginar e sentir o que as pessoas contam tipo: cortei o dedo e sangrei, sangrei, sangrei... Aliás, o meu mal é esse: imaginar. Imaginem quando descobri que a primeira matéria ia ser o sistema circulatório! As primeiras aulas foram quase como tortura para mim (quase, pois aulas de ciências nunca podem ser tortura ;) ). Felizmente que o pior já passou (penso eu). E claro que esse pior foi o coração. 
Por isso vou fazer isto o mais depressa possível:

Localização: Cavidade torácica e abdominal.

Proteção: Costelas, esterno e coluna vertebral.

Material: Tecido muscular cardíaco.

Alimentação: Através das coronárias (vasos sanguíneos no miocárdio).


Camadas:

  • Pericárdio: protege o coração dos pulmões.
  • Miocárdio: protege o coração dos vasos sanguíneos; músculo.
  • Endocárdio: protege o coração do próprio sangue.

 Legenda:
  1. Veia cava superior
  2. Aurícula direita
  3. Ventrículo direito
  4. Válvula aurículoventrícular
  5. Tricúspide
  6. Veia cava inferior
  7. Artéria aorta
  8. Artéria pulmonar
  9. Veias pulmonares
  10. Ventrículo esquerdo
  11. Aurícula esquerda
  12. Válvula aurículoventrícular 
  13. Bicúspide
  14. Septo
  15. Válvula semilunar aórtica
  16. Válvula semilunar pulmonar

Sem comentários: